Voluntários criaram a campanha #ContrateUmFornecedorGaucho para incentivar a contratação de fornecedores com CNPJ cadastrado no Rio Grande do Sul e gerar oportunidades de trabalho.
A consequência esperada é produzir receita financeira para as empresas afetadas e ajudar na retomada da vida das pessoas no estado.
No site contratars.com.br empresários, empreendedores e autônomos podem realizar o cadastro gratuito, inserindo o nome da empresa, uma imagem que a represente e CNPJ.
Na página seguinte, é preciso descrever o que a empresa faz, qual seu diferencial e seus produtos e serviços, além do nome completo da pessoa responsável pelo atendimento, whatsapp, e-mail, redes sociais e o site.
Por outro lado, profissionais de qualquer estado ou país podem sugerir aos seus pares, gestores e diretores participar da campanha analisando as necessidades de sua empresa e seu negócio, e verificando quais delas poderiam ser atendidas por fornecedores gaúchos.
“Sabemos que processos de contratação de empresas demoram meses, tem o orçamento, mais o tempo para o pagamento da primeira parcela, então quanto antes a gente começar, antes a gente está garantindo que esse dinheiro comece a ser injetado na economia do Rio Grande do Sul e possa apoiar, sobretudo, a reconstrução da vida das pessoas”, diz o designer Douglas Conte, cofundador da Qore.me, consultoria de cultura organizacional.
Conte e seu sócio, o publicitário Carlos Eduardo Palhares André, colocaram a plataforma no ar nesta segunda-feira (13), com ajuda de apoiadores que custearam o servidor e o domínio do site.
Além dos profissionais de fora do Rio Grande do Sul, funcionários e proprietários de grandes empresas localizadas no estado também são convidados a analisar se podem homologar e contratar novos fornecedores gaúchos.
“Não se trata de demitir fornecedores de outros estados, mas sim de identificar projetos que possam incorporar fornecedores gaúchos. Se cada empresa abraçar um novo fornecedor, todos saem ganhando”, explica a mensagem no site.
A ideia é que todos que se cadastrarem no site, e tiverem CNPJ válido, localizado no Rio Grande do Sul, entrem para o portfólio da plataforma, que está organizada por categoria de serviços e produtos.
“O portal foi lançado às pressas, como tem que ser e como tudo tem sido feito nesse momento, com todos se ajudando, a gente sabe que tem coisas a melhorar”, diz Conte.
A campanha também estimula que empreendedores locais procurem pensar de forma criativa sobre formas de ampliar suas ofertas de negócio.
“Queremos fomentar que as pessoas que cadastrarem um serviço que até então só era local, pensem em como romper a divisa do estado para vender também em todo o Brasil. Por exemplo, uma oficina de carro, como vai vender para outro estado? Assim como fizemos na pandemia, podemos pensar em outras formas de vender e lançar novos serviços”, conclui Conte.