Close Menu
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Veja Também

Gestão profissional de projetos sociais: da intuição aos indicadores concretos

agosto 29, 2025

Lindbergh Farias rebate fuzilamento e fake news em processo disciplinar no Congresso.

agosto 28, 2025

Bolsonaro é Monitorado em Tempo Integral pela Polícia Penal do DF

agosto 27, 2025

Líder de rede criminosa é preso em Pernambuco

agosto 26, 2025

Consultoria em governança corporativa: fortalecendo a transparência e a credibilidade das empresas

agosto 26, 2025

Bolsonaro: Sem Anistia Não Há Negociação de Tarifaço – O Que Isso Significa para o Brasil?

agosto 21, 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornaleiros
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Jornaleiros
Início » Enquanto RS enfrenta enchente histórica, agência reconhece seca crítica em bacia do Pantanal
Política

Enquanto RS enfrenta enchente histórica, agência reconhece seca crítica em bacia do Pantanal

Floria PaerisBy Floria Paerismaio 14, 2024Nenhum comentário5 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Copy Link

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) aprovou, por unanimidade, nesta segunda-feira (13), situação crítica de escassez de água na Bacia do Paraguai, onde está localizado o Pantanal — bioma que ocupa os estados de Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste do país.

A medida tem vigência até o dia 30 de outubro deste ano. Após esse período, a agência deve avaliar os resultados, podendo prorrogar a medida.

A situação é oposta a do Rio Grande do Sul, que, nas últimas semanas, enfrentou a maior enchente da história. De acordo com último boletim da Defesa Civil do estado, 147 pessoas morreram e 127 estão desaparecidas.

Encontro debate Pantanal: UE, pesquisadores, ONGs e representantes do poder público

Fenômenos como esses, segundo especialistas, estão ligados às mudanças climáticas. Na região do Pantanal, por exemplo, há um bloqueio atmosférico que provoca ondas de calor (leia mais abaixo).

A declaração de “escassez quantitativa dos recursos hídricos na região hidrográfica do Paraguai” permite que sejam adotadas as providências para prevenção e também de atenuação dos possíveis impactos.

As ações de contingência podem vir a nível federal, estadual e municipal, a depender das necessidades.

A agência também poderá determinar novas regras de uso para as operações dos reservatórios. Além disso, a medida também autoriza as agências reguladoras e as empresas de saneamento a cobrar taxas decorrentes da escassez de água.

Segundo Patrick Tomas, superintendente de regulação de usos de recursos hídricos, entre o período de 1º de outubro de 2023 e 29 de abril de 2024 houve chuva acumulada de 669 mm. A média histórica desse período é de 945 mm. Ou seja, o déficit chuvoso é de quase 30%.

“O monitor de secas, que a ANA disponibiliza para todo o país, monitora a situação das secas em todos os estados e ele ratificou esse quadro de precipitação abaixo da média. O Mato Grosso apresentou seca grave e extrema no sul e no sudoeste do estado”, afirmou.

Segundo instituições como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPtec), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão de maio até julho de 2024 também é de chuvas abaixo da média na região.

“Essas chuvas abaixo da média têm um impacto nos rios, na hidrologia. Então, a ANA monitora diversas estações hidrográficas, em especial, nós chamamos a atenção para três estações: Barra dos Bugres, Cárcere, Ladário e Porto Murtinho”, explicou o superintendente, Patrick Tomas

Ainda segundo o relatório da Agência Nacional das Águas, na estação de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, por exemplo, a vazão deste ano é a menor em 61 anos.

A vazão de água no dia 30 e abril de 2024 foi de 1.076 m3/s. Essa vazão também está abaixo do valor de referência (1.100m3/s) usado pela ANA para emissão de outorga, ou seja, os instrumentos de gerencia equilibrada da água, possibilitando uma espécie de licença para o uso do recurso.

A partir da publicação da situação de escassez hídrica no Diário Oficial da União (DOU), caberá ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) alertar aos países vizinhos que também integram a Bacia do Paraguai. São eles: Paraguai, Argentina, e Bolívia.

A Bacia do Paraguai abrange 48% do estado do Mato Grosso e 52% do Mato Grosso do sul. Ao todo, a rede hidrográfica do Paraguai ocupa cerca de 4,3% do território brasileiro.

A hidrovia possui 3.442 km de extensão. Por ela é transportada minério de ferro, soja e outros itens de exportação. Além das atividades de pesca e turismo. Já com relação a geração elétrica, há cerca de 50% de aproveitamento, totalizando 1.111MW (megawatts).

Ondas de calor
A coordenadora e meteorologista do Inmet, Marcia Seabra, explica que há um bloqueio atmosférico na parte central do Brasil atualmente. E que essa obstrução causa as ondas de calor nas regiões centrais, como por exemplo, no Mato Grosso do Sul.

Segundo a meteorologista, essa massa de ar muito quente impede que a frente fria do Sul se desloque para outras regiões do país, o que explica o volume enorme de chuvas no Rio Grande do Sul e a seca na parte central do país, atingindo o Pantanal.

“Há alguns anos, a gente falava que essas chuvas no Rio Grande do Sul poderiam ser consequências do El Niño, mas esse fenômeno sempre existiu e é monitorado desde a década de 1940. O que existe de diferente hoje é o aquecimento global, as mudanças climáticas, o planeta está mais quente, as temperaturas estão mais elevadas”, argumentou a especialista.

Marcia lembra ainda que todos os meses são feitas medições no mundo e que em abril foi registrado o décimo mês consecutivo de recordes de temperatura.

“Os oceanos nunca estiveram tão quentes, além de afetar toda a biodiversidade, se o oceano está mais quente, essa água vai evaporar e chover em algum lugar. O aquecimento dos oceanos e as temperaturas elevadas mantém esse padrão de eventos extremos. Temos chuvas extremas, secas extremas como acontece no Pantanal. Tudo pode ser muito extremo”, prosseguiu a meteorologista.

Post Views: 111
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Floria Paeris
Floria Paeris
  • Website

Related Posts

Fies 2025: prazo final para pré-selecionados completarem cadastro abre importante etapa do programa

agosto 1, 2025

PF anuncia inclusão de ameaça de Eduardo em inquérito e reforça investigação sobre caso delicado

julho 21, 2025

Valdemar Costa Neto aponta Michelle Bolsonaro como única capaz de vencer Lula em 2026 além do ex-presidente

julho 7, 2025
Leave A Reply Cancel Reply

Veja Também

Mulheres que Transformam: Os 15 Destaques da Lista Forbes 2025 no Brasil

fevereiro 28, 202519 Views

Fortaleza se destaca como principal hub de cabos submarinos que conectam o Brasil ao mundo

junho 24, 20250 Views

Pesquisa revela cenários eleitorais para 2026 com Lula e clã Bolsonaro na disputa presidencial

junho 24, 20250 Views

Supersalários dos Funcionários Públicos: Entenda a Proposta do Governo para Limitar Vencimentos em 2025

fevereiro 13, 20251 Views

Descubra as melhores técnicas de relaxamento para gestão do estresse durante o dia

maio 29, 20242 Views

Seca Histórica Afeta Economia e Consumo no Brasil

setembro 9, 20240 Views

Jornaleiros é o seu portal completo para as últimas notícias sobre tecnologia, política, Brasil e mundo. Acompanhe em tempo real as principais novidades e análises que moldam o nosso dia a dia. Aqui, você encontra informações confiáveis e atualizadas sobre os temas que mais importam para você.

Segurança em primeiro lugar: como os carros blindados garantem a tranquilidade em grandes eventos?

julho 11, 2024

Tendências futuras na odontologia estética: veja como o avanço tecnológico está mudando os sorrisos, com o Dr. José Olavo Mendes

novembro 22, 2024

Rússia diz que cidadão francês se declara culpado de coletar dados militares confidenciais

julho 3, 2024

Pesquisa revela cenários eleitorais para 2026 com Lula e clã Bolsonaro na disputa presidencial

junho 24, 2025
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Jornaleiros - [email protected] - tel.(11)91754-6532

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.